Como ser Guiado Pelo Espírito


Como ser Guiado pelo Espírito

O evangelho de João registra uma série de Jesus promete sobre o papel do Espírito Santo na vida dos crentes. Vamos ler alguns deles:
E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, que é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não vê-Lo ou conhecê-Lo, mas vós o conheceis porque Ele habita convosco e estará em vós (João 14:16-17).
Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que eu disse para você (João 14:26).
Mas eu vos digo a verdade, é a sua vantagem que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá para você, mas se eu for, eu vo-lo enviarei .... Eu tenho muito mais coisas para dizer para você, mas você não as podeis suportar agora. Mas quando Ele, o Espírito da verdade vier, Ele vos guiará a toda a verdade, pois Ele não falará por sua própria iniciativa, mas o que ele ouve, ele vai falar, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque ele terá de Minas, e deve divulgá-la a você. Todas as coisas que o Pai tem é meu; por isso eu disse, que ele leva de Minas, e vai divulgá-la a você (João 16:7, 12-15).
Jesus prometeu aos Seus discípulos que o Espírito Santo habitar nelas. Ele também ajudá-los, ensiná-los, orientá-los e mostrar-lhes as coisas vindouras. Como discípulos de Cristo hoje, não temos razão para pensar que o Espírito Santo iria fazer menos para nós.
Surpreendentemente, Jesus disse aos discípulos que era a sua vantagem que ele vá embora, ou então o Espírito Santo não viria! Que indicou a eles que a sua comunhão com o Espírito Santo poderia ser tão íntima como se Jesus estivesse fisicamente presente com eles o tempo todo. Caso contrário, não seria a sua vantagem de ter o Espírito Santo com eles ao invés de Jesus. Através do Espírito Santo, Jesus está sempre conosco e em nós.
De que forma devemos esperar que o Espírito Santo para nos conduzir?
Seu próprio nome, Espírito Santo, indica que seu papel principal na condução de nós vai estar no levando-nos para sermos santos e obediente a Deus. Então, tudo que diz respeito à santidade e ao cumprimento da vontade de Deus na terra é dentro do reino da orientação do Espírito Santo. Ele vai levar-nos a obedecer a todos os mandamentos de Cristo em geral, bem como nos mandamentos específicos de Cristo que pertencem ao único ministério que Deus nos chamou para. Então, se você quer ser guiados pelo Espírito em relação ao seu ministério específico, você também deve ser conduzido pelo Espírito de santidade em geral. Você não pode ter um sem o outro. Ministros muitos querem que o Espírito Santo para levá-los para exploits grande ministério e milagres, mas não querem se preocupar com os "mais pequenos" aspectos de santidade em geral. Isso é um grande erro. Como Jesus levar Seus discípulos? Primeiramente, dando-lhes instruções gerais em santidade. Suas direções específicas para as suas responsabilidades ministeriais eram raras por comparação. Assim é com o Espírito Santo que habita em nós. Então, se você quer ser guiados pelo Espírito, você deve antes de tudo seguir seus ditames para ser santo.
O apóstolo Paulo escreveu: "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus" (Rom. 8:14). É sermos guiados pelo Espírito que nos marca como estando entre aqueles que são filhos de Deus. Assim, todos filhos de Deus são guiados pelo Espírito. Cabe a nós, é claro, como agentes morais livres, a obedecer a ditames do Espírito.
Tudo isso sendo verdade, nenhum cristão realmente precisa ser ensinado a ser conduzido pelo Espírito Santo, porque o Espírito Santo já está levando cada cristão. Por outro lado, Satanás está tentando enganar as crianças de Deus, e ainda temos a velha natureza da carne dentro de nós que nos leva contrário à vontade de Deus. Assim os crentes precisam aprender a discernir a liderança do Espírito daquelas outras direções. Isso é um processo no caminho para a maturidade. Mas o fato fundamental de que é esta: O Espírito sempre nos levará em linha com a Palavra escrita de Deus, e Ele sempre nos levará a fazer o que é certo e agradável a Deus, o que vai trazer-Lhe glória (cf. Jo 16:14).