Fundamentos da Fé


Fundamentos da Fé

E sem fé é impossível agradar a Deus, pois aquele que vem de Deus creia que Ele existe, e que Ele é galardoador daqueles que o buscam (Hebreus 11:6).
Como crentes, nossa fé é edificada sobre o fundamento de que Deus existe e que Ele trata as pessoas que O buscam de forma diferente do que aqueles que não buscam. Assim como acreditamos verdadeiramenteas coisas, começamos a agradar a Deus, porque imediatamente começamos a buscá-Lo. Buscando a Deus implica (1) aprender a Sua vontade (2), obedecendo a Ele, e (3) confiando em Suas promessas.Todos os três devem ser componentes de nossa caminhada diária.
Este capítulo centra-se na nossa caminhada de fé. É lamentável que muitos têm enfatizado a fé, a ponto de extremos não-bíblicos, particularmente enfatizando a área da prosperidade material. Por essa razão, alguns são apreensivo de abordar o assunto de todo. Mas só porque algumas pessoas se afogam em suas piscinas há nenhuma razão para que deixemos de água potável. Podemos permanecer equilibrado e bíblico. A Bíblia tem muito a ensinar sobre o assunto, e Deus quer que nós exercemos a nossa fé em Suas muitas promessas.
Jesus estabeleceu um exemplo de alguém que tinha fé em Deus, e Ele esperava que Seus discípulos para seguir o seu exemplo. Da mesma forma, o ministro fazer discípulos se esforça para dar um exemplo de confiança em Deus, e ele ensina seus discípulos a acreditar nas promessas de Deus. Isso é de vital importância. Não só é impossível agradar a Deus sem fé, é impossível receber respostas às nossas orações sem fé (cf. Mt 21:22;.. Tg 1:5-8). Escritura ensina claramente que duvidam são privados de bênçãos que os crentes recebem. Jesus disse: "Tudo é possível àquele que crê" (Marcos 9:23).


Fé definida

A definição bíblica da fé é encontrada em Hebreus 11:1:
Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção das coisas não vistas.
A partir desta definição, aprendemos várias características da fé. Primeiro, aquele que tem fé possuigarantia, ou de confiança. Isso é diferente de esperança, porque a fé é a "certeza de coisas que se esperam." Espero que sempre deixa margem para dúvidas. Espero que sempre diz "talvez". Por exemplo, eu poderia dizer: "Espero que chove hoje para que o meu jardim será regado." Eu desejo a chuva, mas eu não tenho certeza se vai chover. Fé, por outro lado, é sempre certa, a "certeza de coisas que se esperam."
O que as pessoas chamam de  ou crença, muitas vezes não é fé, por definição bíblica. Eles podem olhar para as nuvens escuras no céu, por exemplo, e dizer: "Eu acredito que vai chover." Eles não são, contudo, certo que vai chover - eles só acho que há uma boa possibilidade de que poderia chover. Isso não é fé bíblica. A fé bíblica não tem nenhum elemento de dúvida. Ele não deixa espaço para qualquer resultado que não seja o que Deus prometeu.

A fé é a convicção das coisas não vistas

A definição encontrada em Hebreus 11:1 também afirma que a fé é a "convicção de fatos que se não vêem." Assim, se pode ver alguma coisa ou percebê-lo com os nossos cinco sentidos físicos, a fé não é necessária.
Suponha que alguém disse para você agora, "Por alguma razão que eu não posso explicar, eu tenho fé que há um livro em suas mãos." Você poderia, claro, acho que algo estava errado com essa pessoa. Você diria: "Ora, você não precisa acreditar Eu tenho um livro em minhas mãos, porque você pode ver claramente que eu estou segurando um livro."
A fé é do reino invisível. Por exemplo, enquanto estou escrevendo estas palavras, eu acredito que há um anjo perto de mim. Na verdade, estou certo disso. Como posso ter tanta certeza? Eu já vi um anjo? Não. Eu já senti ou ouvi um anjo voar? Não. Se eu tivesse visto um anjo ou ouviu ou sentiu um, então eu não teria que acreditar que havia um anjo perto de mim-I'd conhecemos.
Então, o que me faz tão certa da presença do anjo? Minha certeza deriva de uma das promessas de Deus.No Salmo 34:7, Ele prometeu, "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra." Eu não tenho nenhuma evidência para o que eu acredito que não seja a Palavra de Deus. Isso é verdade bíblica de fé a "convicção de fatos que se não vêem." Os povos do mundo costumam usar a expressão, "Ver para crer." Mas no reino de Deus, o oposto é verdadeiro: "Crer para Ver".
Quando nos exercitamos a fé em uma das promessas de Deus, freqüentemente nos deparamos com circunstâncias que nos tentam a duvidar, ou passamos por um período de tempo, quando parece que Deus não está mantendo a sua promessa, porque as circunstâncias não estão mudando. Nesses casos, nós simplesmente precisamos resistir dúvidas, perseverar na fé, e continuam convencidos em nossos corações que Deus sempre cumpre sua palavra. É impossível para Ele mentir (ver Tit. 1:2).


Como é que podemos adquirir fé?

Porque a fé é baseada unicamente nas promessas de Deus, existe apenas uma fonte para o Word bíblico de fé de Deus. Romanos 10:17 diz: "Assim também a fé vem pelo ouvir, eo ouvir pela palavra de Cristo" (Rom. 10:17, ênfase adicionada). Palavra de Deus revela a Sua vontade. É somente quando sabemos que a vontade de Deus que podemos acreditar.
Então, se você quiser ter fé, você deve ouvir (ou ler) as promessas de Deus. A fé não vem orando por ele, o jejum para ele, ou ter alguém colocar as mãos em você para concedê-la. Ele só vem pelo ouvir a Palavra de Deus. E uma vez que você ouvir, você ainda deve tomar a decisão de acreditar.
Além da aquisição de fé, nossa fé também pode crescer mais forte. A Bíblia menciona vários níveis de fé, de pouca fé para mover montanhas fé. A fé cresce mais forte, pois é alimentada e exercitada, assim como um músculo humano. Devemos continuar a alimentar a nossa fé, meditando na Palavra de Deus. Nós devemos exercê-la, agindo e reagindo a tudo baseado na Palavra de Deus. Isto inclui aqueles momentos em que enfrentamos problemas, problemas e preocupações. Deus não quer que Seus filhos se preocupar com nada, mas sim a confiar nEle em todas as situações (ver Matt 6:25-34;.. Phil 4:6-8; 1. Pet 5:7).Recusando-se a preocupação é apenas uma maneira que podemos exercer a nossa fé.
Se realmente acreditamos que Deus disse, vamos agir e falar como se fosse verdade. Se você acredita que Jesus é o Filho de Deus, você vai falar e agir como uma pessoa que acredita nisso. Se você acredita que Deus suprirá todas as suas necessidades, você vai falar e agir como ele. Se você acredita que Deus quer que você seja saudável, você vai agir e falar como ele. A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que, em meio a circunstâncias adversas, agiram sobre a sua fé em Deus e receberam milagres como resultado. Vamos considerar alguns mais adiante neste capítulo e em um capítulo posterior sobre a cura divina. (Para alguns exemplos de outras boas, ver 2 Reis 4:1-7, Marcos 5:25-34, Lucas 19:1-10 e Atos 14:7-10).




A fé é do coração

A fé bíblica não operar em nossas mentes, mas sim, em nossos corações. Paulo escreveu: "Porque com o coração se crê" (Rm 10:10 a). Jesus disse:
Quem disser a este monte: "Levante-se e lançado no mar", e não duvidar no seu coração, mas crer que o que ele diz que vai acontecer, deve ser concedido a ele (Marcos 11:23, ênfase adicionada) .
É perfeitamente possível ter dúvidas em sua cabeça, mas ainda tenho fé em seu coração e receber o que Deus prometeu. Na verdade, na maioria das vezes quando nós nos esforçamos para acreditar nas promessas de Deus, nossas mentes, influenciados pelos nossos sentidos físicos e as mentiras de Satanás, será atacado com dúvidas. Durante esses momentos em que precisamos substituir pensamentos duvidosos com as promessas de Deus e se apegam na fé sem vacilar.




Erros comuns Fé

Às vezes, quando tentamos exercer fé em Deus, deixamos de receber o que desejamos, porque não estamos operando de acordo com a Palavra de Deus. Um dos erros mais comuns ocorre quando tentamos acreditar em algo que Deus não nos prometeu.
Por exemplo, é bíblico para casais casados ​​a confiar em Deus para as crianças porque a Palavra de Deus contém uma promessa sobre a qual eles podem suportar. Eu sei de casais que foram contadas por médicos que nunca poderia ter filhos. Eles escolheram, no entanto, em vez de crer em Deus, de pé sobre as duas promessas listadas abaixo, e hoje são pais de crianças saudáveis:
Mas você deve servir ao Senhor, vosso Deus, e Ele abençoará o vosso pão ea vossa água; e eu vou eliminar a doença do seu meio. Não haverá ninguém que aborte ou estéril na tua terra, vou cumprir o número de seus dias (Êxodo 23:25-26).
Você será abençoado acima de todos os povos; não haverá estéril masculina ou feminina entre si ou entre os teus animais (Dt 7:14).
Essas promessas devem encorajar os casais sem filhos! Para tentar acreditar especificamente para um menino ou uma menina, no entanto, é outra história. Na Bíblia não existem promessas específicas que nos dizem que nós podemos escolher o sexo dos nossos futuros filhos. Devemos permanecer dentro dos limites das Escrituras, se a nossa fé é ser eficaz. Só podemos confiar em Deus para que Ele nos prometeu.
Vamos considerar uma promessa da Palavra de Deus e então determinar o que podemos acreditar com base nessa promessa:
Porquanto o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo e com a trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro (1 Ts 4:16.).
Com base nessa escritura, mas já podemos confiar que Jesus vai voltar.
Será que podemos orar, no entanto, acreditar que Jesus vai voltar amanhã? Não, porque essa escritura e não outra escritura que nos promete. De fato, Jesus disse que ninguém sabe o dia nem a hora da Sua volta.
Poderíamos orar, é claro, na esperança de que Jesus voltaria amanhã, mas não seria garantido que isso iria acontecer. Quando oramos com fé, estamos certos de que o que estamos orando por vai acontecer, porque temos a promessa de Deus sobre ele.
Com base nessa escritura, podemos confiar que os corpos dos crentes que morreram serão ressuscitados no retorno de Jesus. Mas podemos ter fé de que aqueles de nós que estiverem vivos na volta de Cristo vai receber corpos ressuscitados ao mesmo tempo como "mortos em Cristo" fazer, ou possivelmente até mesmo antes que eles fazem? Não, porque esta passagem nos promete exatamente o oposto: O "mortos em Cristo ressuscitarão primeiro." Na verdade, o versículo seguinte prossegue dizendo: "Então, nós que estamos vivos, seremos arrebatados juntamente no ar" (1 Ts. 4:17). Assim, não há possibilidade de que os "mortos em Cristo" não será a primeira a receber seus corpos ressurretos quando Jesus voltar. Palavra de Deus promete exatamente isso.
Se vamos confiar em Deus para alguma coisa, devemos ter a certeza que é a vontade de Deus para nós recebermos o que desejamos. A vontade de Deus só pode ser seguramente determinada examinando Suas promessas registradas na Bíblia.
Fé funciona da mesma maneira no reino natural. Seria tolo para você acreditar que eu estava indo visitar sua casa amanhã ao meio-dia a menos que eu tinha prometido primeiro você gostaria de estar lá, então.
Fé, sem uma promessa em que se apoiar, não é realmente a fé em tudo isso é tolice. Portanto, antes de pedir a Deus por nada, primeiro fazer a pergunta, que a Escritura na Bíblia promete-me o que eu desejo? A menos que você tem uma promessa, você não tem nenhum fundamento para sua fé.


Um segundo erro comum

Os cristãos muitas vezes tentar confiar para uma das promessas de Deus a acontecer em suas vidas sem cumprir todas as condições que acompanham a promessa. Por exemplo, eu ouvi citação cristãos do Salmo 37 e dizer: ".. A Bíblia diz que Deus me dará os desejos do meu coração que é o que eu estou acreditando em"
No entanto, a Bíblia não apenas dizer que Deus nos dará os desejos de nossos corações. Aqui está o que ele realmente diz:
Não se preocupe por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja para malfeitores. Para elas vão secar rapidamente como a erva, e murcharão como a erva verde. Confie no Senhor e faze o bem; habitarão a terra e cultivar a fidelidade. Deleita-te também no Senhor, e Ele lhe dará os desejos do seu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, eo mais Ele fará (Sl 37:1-5).
Várias condições devem ser satisfeitas, se quisermos acreditar que Deus nos dará os desejos do nosso coração. Na verdade, eu contei pelo menos oito condições da promessa acima. A menos que se reúnem as condições, não temos o direito de receber a bênção prometida. Nossa fé não tem fundamento.
Os cristãos também gostam de citar a promessa encontrada em Filipenses 4:19: ". Meu Deus suprirá todas as minhas necessidades segundo as suas riquezas na glória" No entanto, existem condições para que a promessa? Decididamente, sim.
Se você examinar o contexto da promessa encontrada em Filipenses 4:19, você vai descobrir que não é uma promessa feita a todos os cristãos. Pelo contrário, é uma promessa dada para aqueles cristãos que são doadores próprios. Paulo sabia que Deus iria suprir todas as necessidades dos filipenses porque tinha acabado de lhe enviou uma oferta. Porque eles foram buscar primeiro reino de Deus como Jesus ordenou, Deus iria suprir todas as necessidades, como Jesus prometeu (cf. Mt 6:33). Muitas das promessas na Bíblia que se relacionam com Deus fornecimento de nossas necessidades materiais transportar a condição de que primeiro ser doadores de nós mesmos.
Nós realmente não temos direito de confiar em Deus para as nossas necessidades a serem cumpridas, se não estamos obedecendo Seus mandamentos sobre o nosso dinheiro. Sob o antigo pacto, Deus disse ao Seu povo que eles foram amaldiçoados porque estavam retendo seus dízimos, mas Ele prometeu abençoá-los se eles obedientemente dão seus dízimos e ofertas (ver Malaquias. 3:8-12).
Muitas das bênçãos nos prometeu na Bíblia são depende de nossa obediência a Deus. Portanto, antes de nós nos esforçamos para crer em Deus para alguma coisa, devemos primeiro nos perguntar: "Estou cumprindo com todas as condições que acompanham essa promessa?"


Um terceiro erro comum

No Novo Testamento, Jesus declarou uma condição que se aplica a cada vez que orar e pedir alguma coisa:
Tenha fé em Deus. Em verdade vos digo que todo aquele que disser a este monte: "Levante-se e lançado no mar", e não duvidar no seu coração, mas crer que o que ele diz que vai acontecer, deve ser concedido a ele. Por isso eu digo a você, todas as coisas pelas quais você orar e pedir, acreditar que você recebeu, e elas serão concedidas você (Marcos 11:22-24, ênfase adicionada).
A condição de Jesus declarado é o de acreditar que nós recebemos quando oramos. Muitos cristãos, erroneamente tentam exercer sua fé, crendo que eles receberam quando vêem a resposta à sua oração.Eles acreditam que eles vão receber e não que eles receberam.
Quando pedimos a Deus algo que Ele nos prometeu, devemos crer que recebemos a resposta quando oramos e começar agradecendo a Deus por a resposta logo em seguida. Devemos acreditar que temos a resposta antes de vê-lo e não depois de vê-lo. Devemos fazer nossos pedidos a Deus com ações de graças, como Paulo escreveu:
Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, com ações de graças sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus (Filipenses 4:6).
Como já foi referido anteriormente, se tivermos fé em nossos corações, naturalmente nossas palavras e nossas ações correspondem com o que acreditamos. Jesus disse: "A boca fala do que está cheio o coração" (Mt 12:34).
Alguns cristãos cometem o erro de pedir repetidamente a mesma coisa, o que revela que ainda não acreditava que receberam. Se nós acreditamos que nós recebemos quando oramos, então não há necessidade de repetir o mesmo pedido. Para pedir várias vezes para a mesma coisa é para duvidar de que Deus ouviu-nos a primeira vez que perguntei.


Jesus não fazer o mesmo pedido mais de uma vez?

Jesus, é claro, fez o mesmo pedido três vezes seguidas, quando Ele estava orando no Jardim do Getsêmani (ver Matt. 26:39-44). Mas tenha em mente que Ele não estava orando em fé de acordo com a vontade revelada de Deus. De fato, como Ele orou três vezes para qualquer possível fuga da cruz, Ele sabia que seu pedido era contrário à vontade de Deus. É por isso que Ele três vezes se submeteu à vontade de Seu Pai na mesma oração.
Essa mesma oração de Jesus é freqüentemente usada como um modelo para toda a oração, como alguns ensinam que devemos sempre terminar cada oração com as palavras: "Se por tua vontade", ou "Todavia não se faça a minha vontade mas a Tua será feito, "seguindo o exemplo de Jesus.
Novamente, devemos lembrar que Jesus estava fazendo um pedido para que Ele sabia que não era vontade de Deus. Para seguir o seu exemplo, quando estamos orando de acordo com a vontade de Deus seria um erro e exibir uma falta de fé. Para orar, por exemplo, "Senhor, eu confesso o meu pecado para você e pedir-lhe que me perdoe se for da Tua vontade," implicaria que pode não ser a vontade de Deus para perdoar o meu pecado. Sabemos, é claro, que a Bíblia promete que Deus vai nos perdoar quando confessamos nossos pecados (cf. 1 João 1:9). Assim, tal oração revelar uma de falta de fé na vontade revelada de Deus.
Jesus não terminou cada oração com as palavras: "No entanto, nem a minha vontade, mas a Tua vontade feita." Não é apenas um exemplo de Lo orando dessa maneira, e foi quando ele estava cometendo-se a fazer a vontade de Seu Pai, sabendo o sofrimento que Ele iria sofrer por causa disso.
Por outro lado, se não sabemos a vontade de Deus em uma determinada situação, porque Ele não revelou, então, é adequado para acabar com a nossa oração com as palavras: "Se for da Tua vontade." Tiago escreveu:
Venha agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano e se envolver no negócio e fazer um lucro." No entanto, você não sabe o que sua vida será como amanhã. Você é apenas um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.Em vez disso, você deve dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e também faremos isto ou aquilo." Mas como ela é, te glorias na sua arrogância, toda jactância tal como esta é o mal (Tiago 4:13-16).
O que devemos fazer, uma vez que fizemos nossos pedidos com base em uma promessa de Deus e se reúnem todas as condições? Devemos sempre agradecer a Deus pela resposta que nós acreditamos que temos recebido até que ele realmente venha a acontecer. É pela fé e paciência que herdamos as promessas de Deus (Hb 6:12). Satanás certamente irá tentar derrotar-nos através do envio de dúvidas, e temos de perceber que nossa mente é o campo de batalha. Quando os pensamentos de dúvida atacar nossas mentes, basta substituir esses pensamentos com os pensamentos baseados nas promessas de Deus e falar a Palavra de Deus na fé. Ao fazermos isso, Satanás deve fugir (veja Tg 4:7;. 1. Pet 5:8-9).


Um Exemplo de Fé em Ação

Um dos exemplos clássicos bíblica da fé em ação é a história de Pedro caminhando sobre as águas.Vamos ler sua história e ver o que podemos aprender com ele.
E imediatamente [Jesus] que os seus discípulos entrassem no barco, e vá em frente dele para o outro lado, enquanto Ele despedia as multidões. E depois que Ele despedia as multidões, subiu ao monte para orar, e quando era noite, ele estava lá sozinho. Mas o barco estava já muitos estádios longe da terra, atingida pelas ondas, porque o vento era contrário. E, à quarta vigília da noite Ele aproximou-se deles, andando sobre o mar. E quando os discípulos o viram andando sobre o mar, eles estavam com medo, dizendo: "É um fantasma!" E gritaram com medo. Mas Jesus imediatamente lhes falou, dizendo: "Coragem, sou eu,. Não tenha medo" E Pedro respondeu-lhe e disse: "Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas." E Ele disse: "Vem!" E Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, vendo o vento, ficou com medo e, começando a submergir, clamou, dizendo: "Senhor, salva-me!" E imediatamente Jesus estendeu a mão e pegou ele, e disse-lhe: "Ó homens de pouca fé, por que duvidaste?" E quando eles entraram no barco, o vento parou. E aqueles que estavam no barco o adoraram, dizendo: "Você é certamente o Filho de Deus!" (Mateus 14:22-33).
É significativo que os discípulos de Jesus havia sido preso em outra tempestade violenta em um barco no Mar da Galiléia em algum momento anterior (ver Matt. 8:23-27). Durante esse incidente, Jesus estava com eles, e depois Ele acalmou a tempestade por sua repreensão, então Ele repreendeu os discípulos por sua falta de fé. Antes eles haviam embarcado em sua viagem Ele lhes tinha dito que era Sua vontade que eles vão para o outro lado do lago (veja Marcos 4:35). Quando a tempestade se levantou, no entanto, eles foram mais persuadido por suas circunstâncias, e em um ponto acreditavam que estavam todos indo para morrer. Jesus esperava que eles pelo menos não tenha medo.
Desta vez, porém, Jesus enviou-os através do Mar da Galiléia por conta própria. Certamente Ele foi levado pelo Espírito para o fazer e, certamente, Deus sabia que um vento contrário surgiriam naquela noite. Assim, o Senhor permitiu que eles enfrentam um desafio pequeno para a sua fé. Devido a estes ventos contrários, o que normalmente teriam levado apenas algumas horas levou a noite toda. Temos que dar crédito aos discípulos para a sua resistência, mas não pode ajudar, mas pergunto se algum deles tentou ter fé para os ventos a acalmar-se, algo que tinha visto Jesus fazer apenas alguns dias antes. Curiosamente, o Evangelho de Marcos relata que quando Jesus veio andando com eles na água, "Ele pretendia passar por eles" (Marcos 6:48). Ele estava indo para deixá-los para enfrentar o problema sozinho, como Ele andou milagrosamente por eles! Isto parece indicar que eles não estavam orando ou olhando para Deus. Eu me pergunto quantas vezes o Miracle Worker anda direito por nós como nós apressar os remos da vida contra os ventos de problemas.


Princípios de Fé

Jesus respondeu ao desafio de Pedro com uma única palavra: "Vem". Se Pedro tentou andar sobre a água antes que a palavra, ele teria afundado instantaneamente, como ele não teria nenhuma promessa sobre a qual basear a sua fé. Ele teria sido sair por presunção e não por fé. Da mesma forma, mesmo depois queJesus falou Sua Palavra, teve algum dos outros discípulos tentou andar sobre a água, eles também teriam afundado imediatamente, como Jesus deu a Sua única promessa a Pedro. Nenhum deles poderia ter cumprido as condições para a promessa, ainda que nenhum deles era Pedro. Da mesma forma, antes de qualquer um de nós tentar confiar em uma das promessas de Deus, devemos ter certeza de que a promessa se aplica a nós e que estamos cumprindo as condições da promessa.
Peter saiu da água. Esse foi o momento em que ele confiava, embora não haja nenhuma dúvida de que aquele que havia sido chorando por medo de um fantasma apenas alguns segundos antes também tinha dúvidas em sua cabeça como ele deu o primeiro passo. Mas para receber o milagre, ele teve de agir em sua fé. Se ele tivesse agarrado ao mastro do barco e molhou o dedão do pé sobre o lado do barco para ver se a água iria apoiar seu peso, ele nunca teria experimentado o milagre. Da mesma forma, antes de receber qualquer milagre, temos que nos comprometer a confiar em promessa de Deus em algum momento no tempo e, então, agir sobre o que acreditamos. Há sempre um momento em que nossa fé é testada. Às vezes que o tempo é curto, por vezes, é longo. Mas não vai ser um certo período de tempo em que temos que desconsiderar o testemunho de nossos sentidos e agir sobre a palavra de Deus.
Peter avançou bem no início. Mas, como ele considerava a impossibilidade de que ele estava fazendo, tomando nota do vento e das ondas, ele ficou com medo. Talvez ele parou de andar, com medo de dar outro passo. E ele que estava enfrentando um milagre encontrou-se afundando. Precisamos continuar na fé uma vez que tenhamos começado, continuando a agir de nossa fé. Mantenha pressionando.
Pedro afundou porque ele duvidou. As pessoas muitas vezes não gostam de se culpar por sua falta de fé.Eles preferem passar a culpa a Deus. Mas como você acha que Jesus teria reagido se tivesse ouvido Pedro, quando ele estava em segurança de volta ao barco, dizendo para os outros discípulos: "Foi realmente a vontade de Deus só para mim caminhar parte de Jesus"?
Pedro falhou porque ele ficou com medo e perdeu sua fé. Esses são os fatos simples. Jesus não o condenou, mas logo estendeu a mão para dar a Pedro algo firme para segurar. E ele imediatamente questionou Pedro porque ele duvidou. Peter não tinha boas razões para duvidar, porque a palavra do Filho de Deus é mais certo do que qualquer coisa. Nenhum de nós tem alguma boa razão para duvidar da Palavra de Deus, ter medo ou preocupação.
A Escritura está cheia de vitórias que eram o resultado da fé e falhas que foram o resultado de dúvidas.Josué e Calebe possuía a terra prometida por causa de sua fé, enquanto a maioria de seus colegas morreram no deserto por causa de suas dúvidas (ver Números. 14:26-30). Os discípulos de Jesus tiveram suas necessidades supridas enquanto eles viajavam dois-por-dois para pregar o evangelho (veja Lucas 22:35), mas uma vez não conseguiram expulsar um demônio por causa da sua incredulidade (ver Matt. 17:19-20) . Muitos receberam milagres de cura sob o ministério de Cristo, enquanto a maioria das pessoas doentes em sua cidade de Nazaré permaneceu doente por causa da sua incredulidade (Marcos 6:5-6).
Como todos, eu tenho o sucesso pessoal experiente e insuficiência de acordo com minha fé ou dúvidas.Mas eu não vou crescer amargo sobre minhas falhas ou culpar a Deus. Não vou me justificar por condená-Lo. Eu não vou procurar alguma explicação teológica complicada que reinventa a vontade claramente revelada de Deus. Eu sei que é impossível para Deus mentir. Então, quando eu falhei, eu só arrepender da minha incredulidade e começar a andar sobre a água, mais uma vez. Tenho notado que Jesus sempre me perdoa e salva-me do meu afogamento!
O veredicto está resolvido: os crentes se abençoado, que duvidam não! O ministro fazer discípulos segue o exemplo de Jesus. Ele é cheio de fé mesmo, e ele adverte seus discípulos: "Tende fé em Deus!" (Marcos 11:22).